MEIO AMBIENTE

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Nossa responsabilidade comum

Nossa iniciativa de desenvolvimento sustentável aplicada à mobilidade visa reduzir as emissões dos gases de efeito estufa, proteger os recursos naturais e incentivar novos comportamentos de mobilidade respeitosos ao meio ambiente.

Consumo dos veículos DS em condições de uso

O Grupo PSA e duas ONGs, T&E e FNE, oficializam as medições de consumo em condições reais de utilização dos veículos DS.

O Grupo PSA assume um compromisso perante os seus clientes ao publicar os resultados de consumo, em condições reais de utilização, de 3 modelos intermediários da marca DS.


Os resultados foram extraídos do protocolo de testes definido em colaboração com a ONG Transport & Environment (T&E) e a federação France Nature Environnement (FNE), auditados pelo Bureau Veritas***. Esse protocolo, fiável e reprodutível, permite medir o consumo dos clientes da PSA em condições reais de utilização.


Inspirado pelo projeto europeu RDE "Real Driving Emissions", o protocolo mede o consumo de combustível graças a um equipamento portátil instalado no veículo (PEMS). O Bureau Veritas, organismo independente reconhecido internacionalmente, garante o respeito do protocolo e de sua execução nas condições definidas e atesta a sinceridade e a integridade dos resultados.


As medições foram efetuadas em eixos rodoviários públicos, abertos ao trânsito (25 km em zona urbana, 39 km em zona extraurbana e 31 km em rodovia) em condições reais de condução (utilização da climatização, peso das bagagens e dos passageiros, declives etc...).
 
* Associação ambiental europeia dedicada à adoção de uma política de transportes sustentáveis
** Federação francesa das associações de proteção da natureza e do meio ambiente
*** Organismo mundial de inspeções, certificações e testes em laboratório

SELECIONAR MATERIAIS VERDES

A utilização de materiais reciclados ou naturais permite reduzir a pegada de carbono

As exigências ambientais estão presentes desde a fase de concepção. Ao priorizar a utilização de materiais naturais, já reciclados ou projetados para tal, criamos um círculo virtuoso. Graças à ecoconcepção, o impacto de cada veículo sobre o meio ambiente é limitado

O QUE SÃO OS MATERIAIS VERDES?

Três famílias de materiais

As matérias plásticas recicladas

  

Os materiais de origem natural

  

Os biomateriais

  

UTILIZAÇÃO E GESTÃO DOS MATERIAIS RECICLADOS

Uma fabricação responsável

Algumas peças são exclusiva ou majoritariamente constituídas por materiais verdes. Por exemplo, as calotas são de poliamida reciclada, o suporte da grade de aeração é de polipropileno reciclado, o isolante acústico da tela em feltro de lã de vidro  provém da reciclagem do vidro

A CONDUÇÃO RESPONSÁVEL

A ecocondução do condutor sustentável

DIMINUIR A VELOCIDADE:
- 10 km/h =  até  2 litros de combustível a menos em 100 km*

REDUZIR O PESO:

100 kg a mais no porta malas = 5% de consumo de gasolina a mais

VERIFICAR A PRESSÃO DOS PNEUS:
Uma pressão insuficiente de  0,5 bar = 2,4% de consumo suplementar **

 

FAZER UMA BOA MANUTENÇÃO GERAL DO VEÍCULO:
Troca de óleo, filtro de ar, etc. = uma economia de combustível de até 25% **